História Letrinhas Mágicas



                                                  Letrinhas Mágicas

Prefácio e Depoimentos:


Prefácio

Fui surpreendida pelo in Box do meu Facebook quando li a mensagem da Gabriela Tavares perguntando se eu poderia prefaciar seu livro. A data já estava apertada e lamentei. Mas a Gabriela volta a responder dizendo: “Ainda há um tempinho. Posso entregar até amanhã. Você entende né”? Solicitei então o conteúdo do livro para que eu pudesse conhecer. E ela o enviou. Gostei muito de sua narração, ambientada na Cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.
Gabriela é professora e psicóloga e ao se dedicar com muito esmero a este seu livro, demonstra seu amor ao que faz.
Esta sua obra é dedicada às crianças, inspirada na intenção de atrair a atenção do seu filho (a), o que muito me alegrou, pois além da leitura, seu livro é interativo, o que chamamos de “aprender brincando”!
Prestando atenção na mensagem do livro, pude observar que não só oferece o aprendizado das letras e na formação das palavrinhas, como também traz o retrato dos relacionamentos interpessoais.
A sua personagem, Dona Cobreta é invejosa, acha que é melhor do que os demais amiguinhos da floresta e tenta destruir a alegria do Jacaré Jacabeto que gostava de comer todas as letrinhas e formar o maior número de palavrinhas.
Ela era trapaceira e, mesmo que temporariamente, ela aborrecia o coração dos amiguinhos, mas o mais importante não é a inveja. É o perdão.
O importante é que os amiguinhos perdoaram a Dona Cobreta, ela se envergonhou de tudo o que fez e aí se tornaram amigos verdadeiros.
Gabriela se destaca ao priorizar a virtude dos relacionamentos de maneira simples e inteligente. Contando histórias, brincando e acima de tudo educando, no verdadeiro sentido da Palavra.
Há um ditado que diz: “quem tem um amigo, tem um tesouro!” Então vamos semear a amizade! É o que vale.
                                                                                   
Rosinha Garotinho
Prefeita da Cidade de Campos dos Goytacazes


Depoimentos

      As preciosas Fábulas de Esopo inspiraram La Fontaine e este, por sua vez, tratou de enfeitar nossas infâncias com a graça moralizada e moralizante dos animais e seus enredos criativos e inspiradores. Inspirar parece mesmo figurar no íntimo da vocação de autores que se sensibilizam com a educação infantil. Parecem ter conseguido alcançar a seriedade que envolve o lúdico (dizem que há poucas coisas tão sérias quanto uma criança imersa em seu brincar) concomitante à leveza necessária para ter o privilégio de fluir livremente pelos meandros do infanto-universo. Gabriela Tavares é, sem dúvidas, uma autora dessa natureza. Entendeu com o coração que Cecília Meireles não nos pediu para escolher “se é isto ou aquilo” o melhor, porque em termos de uma educação integral que urge na nossa contemporaneidade, o ideal é trabalhar o isto e o aquilo.

Sabrina Mendonça Ferreira
 Pedagoga
***   *   ***
          O livro é genial e ensina com criatividade o valor da amizade e generosidade, além de ser muito educativo! Nos tempos atuais a internet é essencial, mas não devemos nos esquecer dos amigos e nem achar que tudo que precisamos está online. Temos que viver também no mundo real e perto de quem amamos. Gabriela Tavares abordou o tema com muita sensibilidade e dinâmica. As crianças vão aprender a importância da amizade e da solidariedade. Espero que a Dona Cobreta.com tenha aprendido a lição!
Parabéns pelo livro, é excelente! 

                                                                   Raphaela Tavares de                                                                               Alvarenga Rabelo
                                                                             Jornalista

***   *   ***
              Sempre procurei passar o aprendizado de uma forma lúdica para meus aluninhos. A fábula Letrinhas Mágicas do JACABETO, me chamou a atenção por ser atrativa, pois, como seu conteúdo é atual, possibilitará a nós educadores trabalharmos questões reais em meio à fantasia. Na parte pedagógica teremos uma infinidade de possibilidades: formação de palavras, letra inicial, sílabas, além de trabalharmos valores, como a amizade. Parabéns Gabriela por completar nosso trabalho com a alfabetização, criando esses projetos que nos ajudam tanto!
                                                                         Percilya Lopes                                                                                  Medeiros de Lacerda
                                                      Professora do 1º ano /                                                                                              alfabetização